*Leia a história de Piteco e siga a orientação da professora. Boa leitura.
quarta-feira, 26 de junho de 2013
segunda-feira, 24 de junho de 2013
7ª série
a) Na oração“Tenho que fazer minha lição de casa!” Aponte o sujeito do verbo ter.
Vozes do verbo
As vozes verbais estão diretamente ligadas à maneira como se apresenta a
ação expressa pelo verbo em relação ao sujeito.
São quatro as vozes verbais: ativa, passiva, reflexiva, e reflexiva recíproca.
Ativa
Ocorre quando o sujeito é agente, ou seja, pratica a ação expressa pelo verbo:
A multidão aplaudia os jogadores.
Sujeito agente
Passiva
Ocorre quando o sujeito é paciente, ou seja, recebe a ação expressa pelo verbo.
Os jogadores eram aplaudidos pela multidão.
Sujeito paciente
Existem duas possibilidades de de voz passiva:
1. Voz Passiva analítica - é formada com o auxílio de um verbo auxiliar conjugado e, seguido de um verbo transitivo direto ou indireto no particípio.
Esta questão foi anulada pela banca examinadora.
Sujeito paciente
2. Voz passiva sintética - é formada com verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto na 3a. pessoa do singular ou do plural mais o pronome apassivador se:
Anulou-se esta questão.
Sujeito paciente
Voz reflexiva
Ocorre quando o sujeito pratica e recebe a ação verbal simultaneamente. Nesse caso o verbo é sempre acompanhado de um pronome oblíquo da mesma pessoa do sujeito a que ele se refere.
O jardineiro feriu-se com a enxada.( ou seja feriu a si próprio)
Sujeito agente
e paciente
Voz reflexiva recíproca
Ocorre quando a ação é mútua entre os elementos do sujeito. Nesse caso, o pronome oblíquo equivale a um ao outro, uns aos outros:
Os boxeadores encaravam-se friamente. (ou seja: encaravam um ao outro)
Sujeito agente
e paciente
Nilson Teixeira de Almeida - Gramática da Língua Portuguesa Para Concursos .
Teste sua aprendizagem: escreva em seu caderno.
São quatro as vozes verbais: ativa, passiva, reflexiva, e reflexiva recíproca.
Ativa
Ocorre quando o sujeito é agente, ou seja, pratica a ação expressa pelo verbo:
A multidão aplaudia os jogadores.
Sujeito agente
Passiva
Ocorre quando o sujeito é paciente, ou seja, recebe a ação expressa pelo verbo.
Os jogadores eram aplaudidos pela multidão.
Sujeito paciente
Existem duas possibilidades de de voz passiva:
1. Voz Passiva analítica - é formada com o auxílio de um verbo auxiliar conjugado e, seguido de um verbo transitivo direto ou indireto no particípio.
Esta questão foi anulada pela banca examinadora.
Sujeito paciente
2. Voz passiva sintética - é formada com verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto na 3a. pessoa do singular ou do plural mais o pronome apassivador se:
Anulou-se esta questão.
Sujeito paciente
Voz reflexiva
Ocorre quando o sujeito pratica e recebe a ação verbal simultaneamente. Nesse caso o verbo é sempre acompanhado de um pronome oblíquo da mesma pessoa do sujeito a que ele se refere.
O jardineiro feriu-se com a enxada.( ou seja feriu a si próprio)
Sujeito agente
e paciente
Voz reflexiva recíproca
Ocorre quando a ação é mútua entre os elementos do sujeito. Nesse caso, o pronome oblíquo equivale a um ao outro, uns aos outros:
Os boxeadores encaravam-se friamente. (ou seja: encaravam um ao outro)
Sujeito agente
e paciente
Nilson Teixeira de Almeida - Gramática da Língua Portuguesa Para Concursos .
Teste sua aprendizagem: escreva em seu caderno.
1- Diga a que tipo de voz pertence cada frase.
1. Eu machuquei o rapaz.
2. Todos comeram uma fatia do bolo.
3. Nunca se ouviram queixa dele.
4. A casa foi vendida pelo corretor.
5. Abraçaram-se com alegria e emoção.
6. Ele fez todo o trabalho em apenas um
dia.
7. Os dois falaram-se rapidamente.
8. Cortaram o cabelo da criança.
9. Carla foi correr no parque.
10. O cabelo da criança foi cortado.
11. Praticam-se ações humanitárias.
12. O Detento havia sido libertado pelo
juiz.
ATIVIDADES -VOZES VERBAIS
Questões:
2- Leia.
a) Na oração“Tenho que fazer minha lição de casa!” Aponte o sujeito do verbo ter.
_________________________________________________________________________________
b) Essa forma verbal está em que voz?
Justifique.
_________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
3. Passe estas orações para a voz
passiva, conforme o exemplo.
Inauguraram a loja. (voz ativa) A loja foi inaugurada. (voz passiva)
|
a) Fecharam o cinema.
_________________________________________________________________________________
b) Interditaram a estrada.
_________________________________________________________________________________
c) Prepararam uma festa para os
campeões.
_________________________________________________________________________________
d) Vão asfaltar essa avenida.
_________________________________________________________________________________
e) Vão construir um posto de saúde
naquele bairro.
_________________________________________________________________________________
f) Entregarão hoje à tarde os livros
que comprei pela internet.
_________________________________________________________________________________
4. Identifique os verbos das
frases a seguir e a voz (ativa, passiva ou reflexiva) em que eles se encontram.
a) O vento agitava as águas do lago.
_________________________________________________________________________________
b) Os votos foram dados pelos
deputados.
_________________________________________________________________________________
c) Eliana não se sentia bem.
_________________________________________________________________________________
d) Após uma longa disputa, abraçaram-se
comovidos.
_________________________________________________________________________________
- 5-ESCREVA:
a) Duas frases em que o sujeito seja
agente.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Uma frase em que o sujeito seja
paciente.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Atividades 8ª série
Escreva as respostas no caderno.
Texto
Argumentativo (Exercícios)
(FUVEST-SP)
Leia o texto a seguir e responda às questões 1, 2 e 3:
GOLS DE
COCURUTO
O melhor momento do futebol para um tático é o
minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as
mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema - e
parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e
pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo
e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo
imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro
já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim,
por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da
entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi
um técnico de sucesso mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de
sua reputação no vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema do
Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus
jogadores (L. F. Veríssimo, O Estado de São Paulo, 23/08/93).
a) o planejamento tático está sujeito à
interferência do acaso.
b) a lógica rege as jogadas.
c) a inteligência dos jogadores é que
decide o jogo.
d) os momentos iniciais decidem como
será o jogo.
e) a dinâmica do jogo depende do
planejamento que o técnico faz.
2. No
texto, a comparação do campo com um quadro negro representa:
a) o pessimismo do tático em relação ao
futuro do jogo.
b) um recurso utilizado no vestiário.
c) a visão de jogo como movimento
contínuo.
d) o recurso didático preferido pelo
técnico Tim.
e) um meio de pensar o jogo como algo
previsível.
3. As
expressões que retomam, no texto, o segmento "o melhor momento do
futebol" são
a) os times ficam perfilados - aí.
b) é quando - então.
c) aí - os jogadores se movimentam.
d) o tático pode olhar o campo - aí.
e) é quando - começa o jogo.
4. (UNICAMP-SP) Leia com atenção o
texto abaixo:
"Não há (…) como se cogitar do abandono do
sistema de reajustes indexados e automáticos. (…) Em suas linhas gerais a
legislação salarial deve ser mantida, por ser tecnicamente melhor do que as
suas antecessoras. Impõe-se, entretanto, um tratamento adequado ao piso
salarial nacional e sua completa e definitiva desvinculação de outros salários.
Exige-se, ainda, o estreitamento do amplo arco de salários. Não é justo que,
enquanto alguns são pagos à razão de meio, um, dois ou três salários mínimos,
outros consigam ganhar cinqüenta, cem, duzentas ou trezentas vezes mais. É
fundamental, finalmente, que as negociações sindicais ou com as empresas sejam
livres e responsáveis, tomando como parâmetro os dados objetivos da
realidade."
(Almir Pazzianoto. Folha de S Paulo, 30
nov. 1987.)
a) Qual o argumento utilizado pelo Ministro do Trabalho
a favor da manutenção da legislação salarial que prevê reajustes indexados e
automáticos?
b) Qual a palavra que marca sintaticamente a oposição
entre os assalariados que ganham pouco e aqueles que ganham muito?
c) Qual a palavra que poderia ser substituída por “não
obstante”?
Texto para
as questões de 5 a 12:
O balanço
da Bossa
Condicionada fundamentalmente pelos veículos de
massa, que a coagem a respeitar o "código" de convenções do ouvinte,
a música popular não apresenta, senão em grau atenuado, o contraditório entre
informação e redundância, produção e consumo. Desse modo, ela se encaminha para
o que Umberto Eco denomina de música "gastronômica" : um produto
industrial que não persegue nenhum objetivo artístico, mas, ao contrário, tende
a satisfazer as exigências do mercado, e que tem, como característica
principal, não acrescentar nada de novo, redizendo sempre aquilo que o
auditório já sabe e espera ansiosamente ver repetido. Em suma: o servilismo ao
"código" apriorístico - assegurando a comunicação imediata com o
público - é o critério básico de sua confecção. "A mesma praça. O mesmo
banco. As mesmas flores, o mesmo jardim". O mesmismo. Todo mundo fica
satisfeito. O público. A TV. Os anunciantes. As casas de disco. A crítica. E,
obviamente, o autor. Alguns ganham com isso (financeiramente falando). Só o
ouvinte-receptor não "ganha" nada. Seu repertório de informações
permanece, mesmissimamente, o mesmo. Mas nem tudo é redundância na música
popular. É possível discernir no seu percurso momentos de rebeldia contra a
estandardização e o consumismo. Assim foi com o Jazz Moderno e a Bossa-Nova.
(Augusto de Campos. O Balanço da
Bossa).
(FUVEST-SP)
5. O texto discute:
a) a
nulidade da ação dos veículos de massa sobre a música popular.
b) a invariabilidade da mensagem transmitida pela música popular.
c) o entusiasmo do auditório em relação à música popular.
d) a adesão ao consumismo representada pelo Jazz Moderno e a Bossa Nova.
e) o objetivo artístico a que se propõe a música popular.
b) a invariabilidade da mensagem transmitida pela música popular.
c) o entusiasmo do auditório em relação à música popular.
d) a adesão ao consumismo representada pelo Jazz Moderno e a Bossa Nova.
e) o objetivo artístico a que se propõe a música popular.
(FUVEST-SP)
6. De acordo com o texto, a música popular:
a) não
persegue nenhum objetivo artístico.
b) oferece um repertório de informações sempre igual.
c) nem sempre se curva às pressões consumistas.
d) tem que ser servil ao "código" apriorístico.
e) é sempre uma música "gastronômica".
b) oferece um repertório de informações sempre igual.
c) nem sempre se curva às pressões consumistas.
d) tem que ser servil ao "código" apriorístico.
e) é sempre uma música "gastronômica".
(FUVEST-SP)
7. De acordo com o texto, o autor produz a música "gastronômica"
porque:
a) gosta de progredir, volta-se para o futuro.
b) sente-se inseguro diante do novo.
c) é rebelde, contrário à estandardização.
d) quer satisfazer os veículos de massa.
e) tem espírito crítico muito desenvolvido.
a) gosta de progredir, volta-se para o futuro.
b) sente-se inseguro diante do novo.
c) é rebelde, contrário à estandardização.
d) quer satisfazer os veículos de massa.
e) tem espírito crítico muito desenvolvido.
(FUVEST-SP)
8. No primeiro período do texto, observamos uma relação de:
a) causa e efeito.
b) efeito e fim.
c) condição e fim.
d) conseqüência e condição.
e) causa e concessão.
a) causa e efeito.
b) efeito e fim.
c) condição e fim.
d) conseqüência e condição.
e) causa e concessão.
(FUVEST-SP)
9. A expressão "código apriorístico" significa:
a) regra indiscutível.
b) preceito a ser cumprido.
c) solução predeterminada.
d) censura prévia.
e) norma preestabelecida.
a) regra indiscutível.
b) preceito a ser cumprido.
c) solução predeterminada.
d) censura prévia.
e) norma preestabelecida.
(FUVEST-SP)
10. Segundo o autor, a boa música popular deve:
a)
garantir a sobrevivência de seu autor.
b) privilegiar a redundância.
c) assegurar a comunicação imediata com o público.
d) voltar-se contra o consumismo.
e) apresentar o contraditório entre informação e redundância.
b) privilegiar a redundância.
c) assegurar a comunicação imediata com o público.
d) voltar-se contra o consumismo.
e) apresentar o contraditório entre informação e redundância.
(FUVEST-SP)
11. O "Mas" que inicia o segundo parágrafo indica:
a) que o
leitor pode não concordar com as ideias do autor.
b) a não concordância do autor com as afirmações do primeiro parágrafo.
c) o acréscimo de mais alguns argumentos que comprovam as afirmações anteriores.
d) uma crítica às ideias apresentadas no parágrafo anterior.
e) a apresentação de uma ideia contraposta ao que já foi dito.
b) a não concordância do autor com as afirmações do primeiro parágrafo.
c) o acréscimo de mais alguns argumentos que comprovam as afirmações anteriores.
d) uma crítica às ideias apresentadas no parágrafo anterior.
e) a apresentação de uma ideia contraposta ao que já foi dito.
(FUVEST-SP)
12. O texto de Augusto de Campos é, predominantemente:
a) dissertativo.
b) narrativo.
c) descritivo.
d) descritivo-narrativo.
e) narrativo-dissertativo.
a) dissertativo.
b) narrativo.
c) descritivo.
d) descritivo-narrativo.
e) narrativo-dissertativo.
Atividade 5ª série
O
clima em mutação
O que d O
que dizem os cientistas sobre as chuvas na Europa e o fogo que destruiu florestas no Brasil e em Portugal.
Furacões cada vez mais constantes. Chuvas torrenciais como as que
provocaram deslizamento de terra e enchentes na Suíça, Alemanha e Áustria. E
que soaram o alarme na Romênia, onde milhares ficaram desabrigados e mais de três dezenas morreram arrastadas pelas
enxurradas. A lista de catástrofes climáticas da semana passada inclui ainda o
verão mais quente dos últimos 15 anos na Península Ibérica. Só em Portugal,
foram mobilizados quatro mil bombeiros, quase mil veículos e 40 aeronaves para
conter a fúria das chamas que destruíram uma área verde do tamanho de 30 mil
campos de futebol.
No Brasil, a má notícia ficou por conta das chamas
que engoliram metade de um parque nacional na ilha Bandeirante, no Paraná. São todos sinais da tão
anunciada mudança climática, certo?
A resposta é sim e não. Quando
se trata de prever o clima, não há certezas absolutas. "É impossível garantir de pés juntos
que o aumento na incidência desses eventos extremos
não seja consequência da mudança climática", diz o
pesquisador - Paulo Artaxo, da Universidade de São Paulo (USP). "Mas
também é impossível garantir que seja", completa.
Estudar o clima é uma atividade complexa por
vários motivos. Primeiro porque as análises meteorológicas levam muitas coisas
em consideração, como a quantidade de poluentes emitidos pelas chaminés e a
capacidade de as florestas em absorver esses gases causadores do efeito estufa,
que criam uma capa protetora e impedem o calor do Sol de voltar ao espaço.
Também não existe um único sistema de previsão climática, o que inviabiliza
análises comparativas.
Por último, é impossível colocar em prática experimentos de longo prazo. A verdade é que não há conhecimento
suficiente para garantir as flutuações do clima no médio e longo prazo. Diante
da tamanha ignorância, os cientistas alertam, é importante cuidado com o que lançamos na atmosfera. "Não podemos tratá-Ia como uma gigantesca lata de lixo
porque isso cedo ou tarde pode trazer sérias consequências", avisa
Artaxo. Ele compara o clima da Terra a um doente:
"Enquanto não se sabe qual é a doença, o
melhor remédio é não abusar"
[ ...]
DARLENE MENCONI. ISTO É. 21 set 2005
(Fragmento).
Vocabulário:
torrenciais
–abundantes/excessivas
incidência –ocorrência
inviabiliza- impede/impossibilita
flutuações- mudanças
Responda em seu caderno:
1.Este texto é trecho de uma reportagem publicada numa revista.
a)Qual o título?
b)Quem escreveu?
c)Em qual revista foi publicado?
2..Qual é o assunto abordado no texto? Assinale a alternativa correta:
a)( ) poluição ambiental
inviabiliza- impede/impossibilita
flutuações- mudanças
Responda em seu caderno:
1.Este texto é trecho de uma reportagem publicada numa revista.
a)Qual o título?
b)Quem escreveu?
c)Em qual revista foi publicado?
2..Qual é o assunto abordado no texto? Assinale a alternativa correta:
a)( ) poluição ambiental
b)( ) ecologia
c)( ) chuvas e queimadas na América do Norte
c)( ) chuvas e queimadas na América do Norte
d)( ) mudanças climáticas Brasil e exterior
3.O que os cientistas já concluíram a esse respeito? Assinale a alternativa correta:
a)( ) a culpa é só do ser humano
b)( ) o ser humano não tem culpa do que acontece
c)( ) que ainda não há conhecimento suficiente para explicar as causas dessas mudanças climáticas.
d)( ) é um problema da própria natureza
4.As informações da reportagem foram obtidas junto a um especialista. Qual o nome dele?
5.Por que os cientistas nos aconselham a tratar a natureza com maior respeito?
6.Na sua opinião, como o homem tem tratado a natureza? O que tem contribuído para que ocorram tantas mudanças climáticas?
7. Cite um problema ambiental recente que foi amplamente divulgado pela mídia (qual, em que local e as consequências).
3.O que os cientistas já concluíram a esse respeito? Assinale a alternativa correta:
a)( ) a culpa é só do ser humano
b)( ) o ser humano não tem culpa do que acontece
c)( ) que ainda não há conhecimento suficiente para explicar as causas dessas mudanças climáticas.
d)( ) é um problema da própria natureza
4.As informações da reportagem foram obtidas junto a um especialista. Qual o nome dele?
5.Por que os cientistas nos aconselham a tratar a natureza com maior respeito?
6.Na sua opinião, como o homem tem tratado a natureza? O que tem contribuído para que ocorram tantas mudanças climáticas?
7. Cite um problema ambiental recente que foi amplamente divulgado pela mídia (qual, em que local e as consequências).
sábado, 15 de junho de 2013
Produção de Texto 2
1. Produza um texto sobre a imagem abaixo, não se esqueça de colocar o seu nome e a série que você estuda.
Boa Sorte!!!
Boa Sorte!!!
Produção de Texto
1. Produza um texto sobre a imagem abaixo, não se esqueça de colocar o seu nome e a série que você estuda.
Boa Sorte!!!
Boa Sorte!!!
quarta-feira, 5 de junho de 2013
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